Dicas para ser um bom pregador

Passos para ser um bom pregador

Planejamento para o Sermão

Como tudo na vida, um sermão necessita de planejamento! Previamente, na tranquilidade de sua casa, preferencialmente, estude a Bíblia, peça o discernimento ao Espírito Santo e comece a preparar o seu sermão.

Não se arrisque a preparar o seu sermão antes ou mesmo durante o culto pois isto pode acabar comprometendo enormemente a sua atuação e demonstrando imperfeições que você realmente não gostaria que ficassem expostas.

Portanto, caso você seja ainda um pregador com menos experiência, prepare todo o sermão, estude, analise quais os pontos na qual pode melhorar e pode ter a mais absoluta certeza de que o seu sermão será muito bem-vindo pela assembleia e concluirá que realmente, você conhece profundamente a Palavra de Deus.

Agindo desta forma, com planejamento, você conseguirá preparar um sermão muito mais abrangente, muito mais conteúdo e que relaciona todo um contexto necessário que se espera para um bom pregador e não ficará restrito a um ou dois versículos da Palavra o que acabará por se tornar repetitivo, cansativo e demonstrará à assembleia insegurança e desconhecimento do que se propõe.

Administração do Tempo

O sermão para ser bom ou ótimo não precisa ser excessivamente longo! Para ser um bom pregador necessita saber dosar o tempo gasto com a sua pregação e isto envolve a preparação, o planejamento do sermão escrito na referência anterior.

Você como bom pregador deve preparar o conteúdo de seu sermão da forma mais abrangente e perfeita que possa idealizar mas deve levar em consideração o tempo gasto para exteriorizar o seu sermão para que não fique demasiadamente cansativo para a sua plateia.

Está comprovado que mesmo para os grandes oradores que se o sermão for excessivamente longo acaba-se perdendo o foco e a atenção de seus ouvintes e isto você, como bom pregador, realmente não deseja.

Você quer a assembleia atenta aos seus ensinamentos e isto você consegue com um bom conteúdo e um tempo que não canse a sua audiência.

Sim, eu sei que os pregadores mais experientes acabam por se empolgar e falando mais e mais além do que seria necessário e conveniente, mas você é prova de que este comportamento, acaba por cansar aos ouvintes por mais que estivessem interessados no sermão.

Então, qual o tempo ideal para o seu sermão? Depende de inúmeros fatores. Você, como um pregador atento a sua plateia, pode perceber claramente como está o comprometimento com o seu sermão. Você olha e todos estão bocejando, demonstrando ar cansaço ou desmotivação; é a hora de encerrar o seu sermão.

Seja Original em seus sermões

Por mais que você esteja engatinhando no mundo das pregações religiosas, mesmo assim, procure o quanto possível ser original.

Você deve pregar a Palavra de Jesus mas para isto não precisa copiar ou basear o seu sermão com o de outros pregadores mais experientes e conhecidos.

O pregador tem que entender que é uma pessoa distinta de outros pregadores e deve agir com originalidade e do seu jeito de ser. O sermão daquele outro pregador pode ser maravilhoso; o jeito que aquele pregador prega é fantástico, mas enfim, reconheça as suas imperfeições e limitações e seja você, apenas você para conseguir o seu espaço.

Existe uma coisa que se chama Experiência e é somente por meio dela que as coisas se aperfeiçoam e a experiência vem com tempo; não tem como cortar etapas, nem atalhos para conseguir a experiência necessária para ser um bom pregador da Palavra.

Lógico que você pode assimilar conhecimento com o exemplo de oradores mais conhecidos; mas não queira fazer como ele. Aja com naturalidade e originalidade para que amanhã, você seja um exemplo por seu modo único de se comportar no púlpito.

Vídeo Motivacional para você se tornar  um bom pregador

Sempre com um artigo procuro inserir também um vídeo pois queira ou não, assistir a um vídeo pode ser muito mais exemplificativo e motivador do que um artigo. Não são vídeos que retratam exatamente o conteúdo do artigo mas sempre voltados para a pregação.

pregando a palavra de Deus