Como ser um bom pregador da Palavra

Dicas como ser um bom pregador da Palavra

Explicar as Escrituras é o verdadeiro propósito da pregação, isto pode parecer ser algo óbvio mas em muitas vezes o pregador acaba por se perder, falando, falando, e não conseguindo transmitir o que realmente deveria transmitir, a Palavra e não se fazendo entender pela Assembleia.

A Assembleia pode ler as escrituras, entende que a Bíblia é a Palavra de Deus, mas muitas vezes para o mais leigo e menos estudioso, a Bíblia é um tanto difícil de ser entendida sem o auxílio de uma outra pessoa e aí entra a figura do Pregador:  procurar explicar de maneira simples os ensinamentos das Escrituras e como elas se aplicam aos fiéis e ao dia a dia.

Portanto, pregar a Palavra deve ser capaz de clarear aos menos esclarecidos o entendimento da Bíblia adequando estes ensinamentos para a vida pessoal de cada fiel.

A pregação da Palavra de Deus é muito mais do que “falar bonito e difícil”!  Pregar a Palavra deve ir de encontro com os anseios do ouvinte, não com o que ele quer ouvir mas sim aquilo que o fiel precisa escutar e seguir para conseguir obter as mudanças necessárias em sua vida.

Estude a Palavra de Deus para Pregar a Palavra

Apresentar Jesus a seus ouvintes é um ponto imprescindível para a elaboração de seus sermões. Como ser um bom pregador da Palavra implica em apresentar Jesus a sua assembléia

Devemos lembrar que Paulo apresentou Cristo a todos os homens e como sendo Ele  a única esperança de salvação para os homens.

O foco de seu sermão deve ser Jesus e aplicar a Palavra de Deus ao fiel a sua realidade.

Muitas vezes, a Palavra de Deus pode lhe parecer bastante clara mas devemos entender que nem sempre este entendimento pode ser fácil para os seus ouvintes, então procure pregar a Palavra com palavras fáceis e em contextos que todos possam assimilar.Para ser um bom pregador da Palavra você precisa se fazer entendido para todos os que estão lhe ouvindo esperando algo que lhes ampare, que sirva de consolo e entendimento.

Numa assembleia temos fiéis de todos os níveis de escolaridade, social e de conhecimento bíblico, então para pregar a palavra deve procurar segurar a atenção de todos os presentes falando um vocabulário que seja entendido por todos e situações fáceis de serem compreendidas.

Pode haver um “doutor” nas fileiras da igreja mas que é um completo leigo em assuntos bíblicos e um fiel com pouca instrução que estuda a Bíblia diariamente, então você como Pregador necessita ter este “timing” para elaborar grandes sermões e que agradem a todos e o mais importante, que sejam sermões compreendido por todos.

O Pregador da Palavra deve ter em mente que as Escrituras podem lhe parecer bastante claras, mas nem todos possuem este mesmo discernimento, este mesmo esclarecimento religioso e é aí que entra a figura insubstituível do Pregador para que todos, eu disse TODOS, possam entender a verdadeira Palavra de Deus.

Estudar é Imprescindível para Pregar a Palavra

Como ser um bom pregador da Palavra se o próprio pregador não conhece a Palavra?

Logicamente, que por mais que o Pregador esteja ungido pelo Espírito Santo, mesmo que consiga agradar multidões, mesmo que não sinta a mão suar nem o coração disparar com a Assembleia lotada, mesmo assim é aconselhável estudar cada vez mais e mais para que as palavras brotem com naturalidade em seus sermões e ele saiba que realmente, os ouvintes estão extasiados com seu sermão, estão ávidos por suas palavras de fé e de conhecimento bíblico.

Deseja ser um Pregador Exímio então pense seriamente em se preparar, estudar principalmente a Bíblia, pois nenhum outro livro pode substituí-la em momento, mas pode pensar também, em realizar cursos específicos para Pregador, pois somente assim conseguirá ser um bom pregador da Palavra.

Assistam ao vídeo abaixo com mais dicas para pregar a palavra

Sempre ao final dos artigo tento inserir algum vídeo relacionado com o tema. Aqui vemos dicas para realizar um grande sermão e conseguir tornar-se um grande Pregador.

Espero que gostem do vídeo que encontrei.