A importância do pregador

 

A Importância do Pregador é incontestável

 

 

Como foi dito em artigos anteriores a preparação do sermão é indispensável; o pregador deve realizar e programar o sermão previamente e fazer uma análise minuciosa de todas as questões que possam suscitar dúvidas  na cabeças dos ouvintes relacionadas aquele trecho bíblico que irá pregar.

Deve portanto, ficar completamente preparado para o sermão.

Mas o sermão pronto e bem feito em todos os seus detalhes é muito importante, no entanto, não é o mais importante! O que seria do sermão sem a presença do Pregador?

Da mesma forma que sem assembleia não há sermão nem pregador; sem a presença do Pregador não temos sermão.

Assembleia e Pregador são partes intimamente ligadas e que não se permite existir sem a presença da outra. Uma igreja completamente lotada porém sem um Pregador o quê seria? Ou então o mais eloquente e exímio pregador que se tem notícia em um púlpito sem ninguém a lhe escutar qual seria o resultado?

Portanto, assembleia e pregador não podem nem conseguem ficar separados.

Mas voltando a figura do pregador, ele não pode estar apenas fisicamente na assembleia. Nesse momento sagrado da pregação ele necessita estar como se diz popularmente “de corpo e alma”.

O pregador precisa estar bem em físico, psicológico e espiritualmente para conseguir transmitir a Palavra com coerência e na Graça do Espírito Santo.

A figura do pastor deve prevalecer ao pregador, onde ele precisa ter a sensibilidade para entender aos problemas dos fiéis como se o problema fosse o dele mesmo, como se ele estivesse vivenciando a dificuldade daquele irmão para poder compreender as ações realizadas pelo fiel e não apenas criticar os atos errados.

Apesar dele viver o problema do irmão ele precisará ter a consciência cristã do pregador para orientar a luz da Palavra aquele irmão tão necessitado de uma ajuda espiritual.

Situações difíceis serão comuns no dia a dia de você que sonha em ser um pregador. Converse com algum pregador experiente e vivencie com ele as experiências que ele tem experimentado na vida de pregação e entenda como é uma vida de situações complicadas.

Portanto, o pregador tem uma importância marcante na vida de assembleia.

Como o Pregador deve se preparar espiritualmente para o Sermão?

Ao pregador não basta apenas estar bem fisicamente e com o psicológico inabalável. Ele como homem de Deus precisa ainda estar bem espiritualmente e isto ele consegue conhecendo a Palavra de Deus, sendo uma pessoa piedosa que tenha a sensibilidade de entender as dificuldades e limitações de cada fiel.

Cada pessoa que se faz presente no culto tem um jeito de ser, uma formação, um temperamento e devem ser tratados de forma distinta. Peça a ajuda do Pai para evitar cometer injustiças tratando equivocadamente quem precisaria de uma compreensão e atenção maior.

O Pregador precisa ainda ter bastante humildade não acreditar que pela importância de sua função na comunidade está em situação superior ou seja melhor do que qualquer outro. Antes do Pregador ser tomado pela vaidade e por sentimentos inferiores mundanos ele precisa estar convicto da chamada de Deus e sua vocação para a pregação para seguir continuamente o seu ministério.

É a importância do Pregador em todos os momentos e segmentos da vida e isto implica em sérios compromissos e deveres que não podem ser esquecidos em momento algum.

pregando a palavra de Deus